O EVENTO QUE FARÁ
OLHAR PARA DENTRO,
PARA FORA E PARA O
FUTURO.
Depois do grande esforço de digitalização destes últimos anos, em que alguns profetizaram a desumanização da sociedade e do trabalho, está na altura de consertar as relações entre indivíduos e tecnologia.
RE_touch significa re-tocar e retocar. Ou seja, reaproximar,
reconectar, religar, reaprender, reconstruir e recomeçar:
As pessoas. Os pensamentos. As relações. As decisões. Os negócios.
- 19 de Novembro
- 9h30 - 13h15
RE_Market pretende re-humanizar o diálogo entre as Empresas e os seus Consumidores e Clientes, numa abordagem omnicanal.
Damos voz aos consumidores e às suas experiências (boas, más e muuuuito más) com a transição digital das empresas. E ouvimos as reflexões e propostas dos profissionais, inspiradas pelos depoimentos de pessoas a sério. Da programação ao front-office, da navegabilidade à diplomacia, dos factos à reputação, das máquinas às pessoas, convocamos os conhecimentos de UX/UI, CRM, Customer Service, Co-Criação, Reputação e Imagem para construir as bases para um serviço de excelência, tanto online como presencialmente.
Plano da Manhã:
9h30: Abertura e boas-vindas ao RE_touch
9h45: Painel da manhã: RE_Market
- Depoimentos de consumidores
- Debate de profissionais e empresários
11h30: Intervalo
11h45 – 13h15: Workshop Close Up
- Combinar User Experience, CRM e Atendimento em ambiente omnicanal para personalizar realmente a experiência do consumidor
Workshop Close Up
O Workshop Close Up decorrerá no seguimento do painel RE_Market. Considerando os depoimentos apresentados durante o RE_Market, serão fornecidos conhecimentos e ferramentas práticas para otimizar a experiência do seu consumidor ou cliente, combinando User Experience, com Customer Relatioship Management (CRM) e Atendimento. Este workshop será lecionado por João Caixinha, Filipe Moraes e Raquel Ribeiro.
Oradores:
SARA MONTES
Centro de Desenvolvimento IKEA Suécia (Co-create Community Management)
Com background em Comunicação e Marketing, o percurso de Sara inicia-se como gestora de contas em agência de negócio. Em 2018, muda-se para a Suécia para se juntar ao Centro de Desenvolvimento da IKEA, com o objetivo de desenvolver a estratégia da empresa para a Co-criação de produtos. Este movimento permite “colocar verdadeiramente os clientes no centro de tudo o que desenvolvemos”. Para Sara, esta relação colaborativa é a chave para a construção de marcas fortes para o futuro: “é vital estar onde as pessoas estão, interessarmo-nos genuinamente sobre como utilizam e sentem os nossos produtos.
JOSÉ ALMEIDA
Betano (Marketing Manager)
Depois de uma curta passsagem por uma agência de marketing digital, parte do grupo Havas, trabalha há dez anos na indústria de jogo, oito dos quais em ambiente e-commerce. Começou no grupo Betsson e passou posteriormente para os Jogos Santa Casa onde fez parte da equipa que criou o jogo PLACARD. Em 2016 juntou-se à bet.pt, onde desempenhou funções como Head of Product & Customer Management e liderou as equipas de apoio ao cliente, product marketing e CRM. Desde Maio de 2020, desempenha as funções de Marketing Manager na Betano com responsabilidades sobre a estratégia, planeamento e execução das atividades da marca no mercado português.
MARIANA CARMO
The Square (Public Relations Specialist)
Mariana Neto Carmo é licenciada em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Iniciou a carreira como Assessora de Comunicação numa empresa de Recursos Humanos onde se focou no projeto de transformação da marca. Recentemente, integrou uma Consultora de Comunicação focada em negócios de nova economia, onde assume funções como Public Relations Specialist e trabalha com maior profundidade a área de corporate com clientes nas áreas de consultadoria e tecnologia.
JOÃO CAIXINHA
Littlebox (Founder & Lead UX/UI Designer)
João Pedro Caixinha é natural de Lisboa, formado em Design gráfico pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Desde cedo que entrou no mundo do Webdesign (UI/UX), criando os seus próprios websites desde tenra idade. É apaixonado por tipografia, defende que é um dos ingredientes principais para definir uma boa peça visual, seja um poster impresso, website ou uma aplicação. Com mais de 10 anos de experiência no Digital, entre empresas e agências de publicidade de renome, actualmente é Lead UI/UX Designer na Perfumes&Companhia e Founder da Littlebox – Digital Society.
FILIPE MORAES
Littlebox (Co-founder & Senior Developer)
Trabalho com desenvolvimento de software desde 2005 e desde então tenho acumulado conhecimento e experiência em algumas indústrias como agências de publicidade, consultorias em ERP e desenvolvimento web. Sou focado em resolver problemas com base no direcionamento estratégico da empresa, contribuindo para que problemas sejam resolvidos e objetivos atingidos por meio do desenvolvimento de produtos digitais. Amo tecnologia mas ao longo dos anos aprendi que é apenas um meio pelo qual se atinge um propósito, mas suficiente para definir o fracasso ou sucesso de uma empresa. Acredito que a transformação digital é um caminho inevitável e complexo que vai além de um mero código, é preciso tomar decisões estratégicas e alinhadas com o negócio. Esse é um cenário no qual a experiência faz toda a diferença.
RAQUEL RIBEIRO
QA (CEO)
Moderadora de debate
Raquel Barbosa Ribeiro nasceu em Lisboa em 1976. É profissional e professora universitária de Marketing há mais de 20 anos. Trabalhou em empresas como Caixa Geral de Depósitos, Transtejo, Grupo Imprensa e Sumol. Leciona no ISCSP da Universidade de Lisboa desde que se licenciou. Em 2010, co-criou, com duas sócias, a TravelTailors Portugal, a primeira agência portuguesa especializada em viagens à medida. Em 2019, fundou a sua primeira empresa a solo, Querer Além, assim designada em homenagem a Alenquer, onde passou a residir. Neste projeto, assumo o posicionamento pioneiro de oferecer serviços profissionais de Angariação de Clientes e Parceiros (New Business) com integração de Estratégia, Marketing e Comunicação. É uma das fundadoras da AGEIRA, onde exerce funções de Presidente da Direção desde a génese desta Associação, em 2020.
- 19 de Novembro
- 14h30 - 18h15
RE_Team visa desenvolver um pensamento construtivo acerca das relações de trabalho em ambiente híbrido.
Os locais de trabalho tornaram-se fluidos, as relações hierárquicas são multifacetadas. E como ficaram o espírito de equipa, a cultura da empresa, o “amor à camisola” com todas estas transformações? Iremos escutar depoimentos de colaboradores sobre as suas diferentes vivências nos últimos dois anos. Com base nessa partilha, desafiaremos os especialistas de RH, Team Building e Comunicação Interna a reflectir sobre a conectividade humano-humano, a conectividade humano-máquina e o bem-estar no trabalho.
Plano da Tarde:
14h30: Abertura e boas-vindas ao painel da tarde do RE_touch
14h45: Painel da tarde: RE_Team
- Depoimentos de colaboradores
- Debate de profissionais e empresários
16h30: Intervalo
16h45 – 18h15: Workshop Inside Information
- Comunicação interna e team building em contexto de trabalho híbrido
Workshop Close Up
O Workshop Inside Information terá lugar após o painel RE_Team. Neste workshop, serão avaliados os moldes do trabalho híbrido (presencial e à distância), abordando-se práticas rotineiras para aprimorar a comunicação interna e técnicas de team building, de forma a garantir o bem-estar e a eficácia dos colaborares em contexto laboral. O workshop será dado por Rosário Teixeira e Paula Cristóvão Santos.
Oradores:
ROSÁRIO TEIXEIRA
Sales4human (Sales Coaching)
Rosário Teixeira nasceu em Almada e é fundadora da Sales4Human, vocacionada para consultoria e formação profissional.
Licenciada em Gestão de Marketing , Pós – Graduada em Direcção Comercial e Trade Marketing , fez um programa completo de Liderança de Equipas para a Alta Performance, e tem formação especializada em Vendas e Negociação avançada.
Antes de iniciar a Sales4Human , passou vinte e cinco anos no mercado farmacêutico onde consolidou uma carreira bem sucedida na área comercial e de vendas com experiência executiva de Liderança e Gestão de Equipas.
Acredita que a formação é um setor-chave para o desenvolvimento da sociedade e defende a humanidade das relações.
Na sua visão liderar de forma humana e a um nível superior é o catalisador para a mudança pessoal.
GUSTAVO MALAFAYA SÁ
Consultor (Comunicação Corporativa e Cultura Organizacional)
Jornalista, com pós-graduação em Gestão de Processos Comunicacionais pela Universidade de São Paulo (USP), e Mestre em Comunicação Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). Atualmente, cursa doutoramento em Sociologia na Universidade do Porto. Atua como professor conferencista na Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP) e como Investigador no Grupo de Medicina Social: Direito, Saúde e Cidadania da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na esfera corporativa, possui experiência de mais de 15 anos em gestão nas áreas de Comunicação interna, Endomarketing, Mídias Digitais e Recursos Humanos em empresas como: VIVO, Banco ABN Amro Real, Banco Santander, Senac RJ e Sesc RJ.Consultor de Endomarketing na Vivo. TI Comunicação – Business Manager na ABN AMRO Bank. Gerente de Comunicação Organizacional no Santander Bank. Professor e investigador na Universidade do Porto. Gerente de Comunicação Interna e Medias Digitais na Senac RJ. Consultor na MK Consultoria em Desenvolvimento Institucional.
ANDREIA RODRIGUES
REGIPLAC (Business Manager e Senior Consultant)
Licenciada em Psicologia Organizacional, desenvolveu desde 2001 a sua carreira em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação, em empresas de diferentes áreas de negócio como telecomunicações e FMCGs (tabaco, sumos e refrigerantes, águas, cervejas e vinhos). Apaixonada, trouxe as pessoas e as marcas por onde passou no coração, e a certeza que que
muito lhe haviam ensinado. Curiosa, sempre procurou saber mais e melhor, investindo ao longo dos últimos anos em diferentes pós-graduações como Gestão, Desenvolvimento Estratégico de RH e Marketing Digital. Inconformada, em 2012 investe num projecto próprio de e-commerce e comunicação digital, abrindo o horizonte e a actuação para a era 2.0 e das novas gerações. Actualmente é Business Manager na Regiplac Consultores, e Consultora Sénior em Gestão Estratégica de Pessoas, actuando como parceira no seu desenvolvimento e das organizações, e em Gestão Estratégica de Comunicação, potenciando a imagem institucional das marcas e empresas.
HELENA CARVALHO
Europastry (Responsável de Recursos Humanos)
Helena Carvalho, nasceu a 16 de Maio de 1973, em Vila Franca de Xira. Sempre com o sonho de se licenciar na área de Gestão de Recursos Humanos aplicado em psicologia. Atualmente é Responsável de Recursos Humanos na Europastry, empresa líder do sector de Massas Congeladas, onde desenvolveu o seu percurso, conduzindo-a assim, para a sua realização profissional. É entusiasta por natureza, determinada, humilde, empreendedora e uma eterna sonhadora. Considera-se privilegiada por amar o seu trabalho e assistir ao desenvolvimento dos talentos dos seus colaboradores. Por onde passa, gosta de deixar pegadas e o seu lema de vida é “Simplicidade e Autenticidade”.
MAFALDA CAPELO
Europastry (Responsável de Recursos Humanos e Segurança e Saúde no Trabalho)
Mafalda Capelo nasceu a 20 de Dezembro de 1993, em Lisboa. É licenciada em Gestão de RH e pós-graduada em SST. Atualmente, é Responsável Administrativa de RH e SST na Europastry, empresa líder do sector de Massas Congeladas, onde tem vindo a desenvolver o seu percurso na Gestão Administrativa de RH. Concilia o seu trabalho com a segurança e saúde no trabalho, que considera ser um grande pilar para as organizações, especialmente no atual contexto em que vivemos. Estas oportunidades têm-lhe proporcionado uma entrega e dedicação na implementação e organização das atividades SST, guiando-a, assim, na ascensão da sua carreira profissional. O seu sorriso é contagiante, é empática, determinada e valoriza o bem-estar das pessoas. O seu lema de vida é “Sorrir sempre, mesmo nos maiores desafios”.
ANABELA SIMÕES
Luís Simões (Coordenadora de Comunicação)
Licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura pela Universidade Lusófona. Communication Coordenator & Communication Office na Luís Simões Logística Integrada desde 1998.
PAULA CRISTÓVÃO SANTOS
Escrita em Mente (Founder & Communication Manager)
Escreveu o seu primeiro conto aos 14 anos. E ainda sem usar a palavra storytelling no vocabulário, terá sido esta a motivação para se licenciar em comunicação social. É Pós-Graduada em Comunicação Estratégica Digital e estuda Gestão de Tráfego (mentoria).
Depois de uma carreira no jornalismo, primeiro na rádio, depois na televisão (para RTP, TVI, SIC) e na imprensa, onde desempenhou cargos de direção, fundou a sua empresa de comunicação. Com a Escrita em Mente, tem ajudado a contar histórias de clientes como Vodafone, Holmes Place Portugal, Fresenius Medical Care, Congresso Europeu de Nutrição, The Inventors, Gold Nutrition. Fundou a Learn is Cool, que integra um Ginásio da Educação Da Vinci. E quando lhe perguntam pelo seu melhor argumento, responde com: relações duradouras. É preciso continuar a contar histórias, com a paixão e a confiança que fidelizam as relações.
BILHETES
GRÁTIS
BILHETE Base
Acesso aos painéis da manhã e da tarde do evento:
- RE_Market: Depoimentos e Debate
- RE_Team: Depoimentos e Debate
€20
BILHETE VIP
Bilhete Base, mais:
- Acesso à gravação completa dos painéis
- E-book RE_touch
€50
BILHETE PREMIUM
Bilhete VIP, mais:
- Workshop Close Up
- Workshop Inside Information
- Acesso à gravação completa dos workshops
SOBRE O
RE_touch é um evento em formato de videoconferência interactiva em tempo real. Pretende problematizar e apontar pistas futuras para a relação entre as pessoas e a tecnologia nas empresas, em contexto omnicanal. Partindo de depoimentos de consumidores e colaboradores reais sobre a sua experiência com a transição digital dos últimos anos, promoverá o debate de profissionais de diferentes valências sobre como “re-tocar” a excelência nos serviços. Complementarmente aos depoimentos e debates, serão realizados workshops com especialistas, para quem desejar explorar e aprofundar mais sobre estes temas de interesse contemporâneo.
Vamos abordar preocupações recorrentes com:
- A qualidade da experiência de utilização e compra,
- O bem-estar em contexto de trabalho,
- Os desafios dos canais de distribuição e comunicação na era omnicanal,
- A conectividade humano-máquina,
- Os dilemas da automação vs. personalização e humanização do atendimento,
- A imagem das empresas em virtude dos recentes desenvolvimentos tecnológicos e sociais.
RE_Market é o painel da manhã do RE_touch, dedicado às relações entre as empresas, os seus consumidores e clientes. Iniciará com depoimentos de alguns consumidores e clientes, que serão debatidos por profissionais experientes de áreas como a Co-criação, a Reputação e Imagem das empresas, o Webdesign e o UX /UI.
LER AQUI A DESCRIÇÃO DO RE_MARKET
RE_Team é o painel da tarde do RE_touch, onde abordaremos as relações entre as empresas e os públicos internos. Ouviremos depoimentos de colaboradores, que serão discutidos por profissionais de RH, Team Building e Comunicação Interna.
LER AQUI A DESCRIÇÃO DO RE_TEAM
Ao participar no RE_touch, ganhará:
Ligação à realidade: Tomada de consciência das preocupações dos consumidores / clientes e dos colaboradores, de viva voz, em discurso directo e sem filtros de “politicamente correcto”.
Visão ampla e plural: Expansão da sua perspectiva sobre as ferramentas de Gestão, Marketing e Comunicação – a simbiose das tradicionais relações humanas com o boom tecnológico.
Voz da experiência: Partilha de ideias de e com Gestores e Empresários para lidar com as preocupações consumidores / clientes e colaboradores.
Estado da arte: Conhecimento das soluções tecnológicas e humanas para tirar o melhor partido da ligação humano-máquina no relacionamento com os públicos externos e internos das empresas.
Participação e co-criação: Interacção em tempo real através de colocação de dúvidas, opiniões, resposta a sondagens e sugestão de outras abordagens.
Com o E-book RE_touch terá acesso aos depoimentos completos dos consumidores, clientes e colaboradores, bem como as melhores práticas para lidar com as objeções dos diferentes públicos.
Este E-book resumirá as aprendizagens adquiridas ao longo de cada painel do RE_touch, conciliando a visão de públicos externos, públicos internos e profissionais especializados. Consiste, por isso, num importante recurso de aprendizagem complementar às sessões em direto, proporcionando aos participantes uma visão ampla e abrangente das problemáticas mais comuns dos empreendedores.
Ao adquirir o Bilhete Premium, terá acesso ao Workshop Close Up e ao Workshop Inside Information.
O Workshop Close Up decorrerá no seguimento do painel RE_Market. Serão fornecidos conhecimentos e ferramentas práticas para otimizar a experiência do seu consumidor ou cliente, combinando User Experience, com Customer Relatioship Management (CRM) e Atendimento.
O Workshop Inside Information terá lugar após o painel RE_Team. Neste workshop, serão avaliados os moldes do trabalho híbrido (presencial e à distância), abordando práticas rotineiras para aprimorar a comunicação interna e técnicas de team building, de forma a melhorar o bem-estar e a eficácia dos colaborares em contexto laboral.
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